sexta-feira, 15 de abril de 2011

Programa União Faz A Vida
Secretaria de Educação e Cultura
Tamanho do texto:

No dia (25) vinte e cinco de setembro, a Cooperativa de Crédito Sicredi Celeiro, juntamente com professores da UNEMAT apresentaram para os educadores de Santa Carmem o Programa UNIÃO FAZ A VIDA, programa social que tem como objetivo construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes, em âmbito nacional.

O Programa A União Faz a Vida surgiu após a iniciativa de um grupo de dirigentes do Sicredi, ao conhecerem modelos de educação cooperativa em outros países. Em 1995 iniciou em Santo Cristo – RS. No ano de 2006 chegou ao Paraná. Hoje o programa está nos estados do Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, abrangendo mais de 140 municípios.

O Programa A União Faz a Vida envolve três fases:

-Articulação - É o momento em que a Cooperativa de Crédito do SICREDI e a Comunidade Escolar unem-se pelo interesse em desenvolver o Programa. Consiste na divulgação das linhas mestras do Programa a partir da promoção de encontros com educadores e a comunidade escolar, com a participação da assessoria pedagógica. A fase da Articulação culmina com a assinatura do Termo de Cooperação entre o Gestor do Programa Cooperativa de Crédito – e o Parceiro – Secretaria da Educação e/ou Assistência Social.



- Realização - Nesta fase ocorre a formação dos educadores, planejada na fase da Articulação, desenvolvida pelas assessorias pedagógicas. Trata-se de inserir, intensificar ou expandir no universo educacional do município, as práticas de cooperação e cidadania expressas pelo Programa. As estratégias de formação são atividades vivenciais capazes de promover as práticas cooperativas e a criação de projetos que viabilizem aprendizagens de atitudes e valores de cooperação e cidadania no ambiente educacional. Ao final dessa fase, as escolas e organizações apresentam projetos coletivos que dialogam com as estratégias propostas para a Realização do Programa.



- Desenvolvimento - É a fase de execução dos projetos. Os temas serão aqueles de relevância social para a melhoria da qualidade de vida da comunidade e deverão dialogar com o objetivo e princípios do Programa, proporcionando a ação de empreender coletivamente. Neste período a formação continuada dos educadores terá por objetivo o desenvolvimento dos projetos e seus desafios. Trata-se de expandir as práticas de cooperação e cidadania promovendo a realização de projetos coletivos envolvendo diferentes atores sociais dentro e fora das instituições educacionais. A avaliação do processo e dos resultados orienta os agentes do Programa nas ações dos anos subseqüentes. A fase de Desenvolvimento se perpetua na medida em que a comunidade adere ao Programa.



Estiveram presentes na cerimônia, que aconteceu na Câmara de Vereadores, o Prefeito Municipal Alessandro Nicoli, a Secretária Municipal de Educação e Cultura Loresi Salete Nicoli da Cruz, Vereadores, Professores da Unemat, responsáveis pela capacitação dos educadores, o Presidente da Cooperativa Sicredi Celeiro Sadi Beledeli, Gerente do Sicredi de Santa Carmem Irineu Gregoletto, o Responsável pelos Programas Sociais Valter Reis, Diretores, Coordenadores e professores do município.

Depois da apresentação do Programa feita pelos professores da Unemat e pelo Responsável pelos Programas Sociais Valter Reis, foi aberto à plenária para perguntas e houve o momento da adesão dos educadores em implantar nas escolas o Programa A União Faz a Vida nas escolas do município.

Também foi prevista uma possível data para lançamento do Programa no mês de novembro, que será o momento que a Prefeitura Municipal e Sicredi Celeiro firmam a parceria e assinam o Termo de Compromisso. Neste momento toda a comunidade será convidada para participar e conhecer o Programa que será desenvolvido nas escolas.

Segundo a Secretária Municipal de Educação e Cultura Loresi Salete Nicoli da Cruz, desde o ano de 2009 estava buscando essa parceria, juntamente com a Secretaria de Ação Social e acredita que o Programa trará muitos benefícios para os alunos e comunidade, pois através dele se buscará parcerias para melhorar a qualidade de vida, seja no que diz respeito à convivência em grupo, o respeito pelo próximo e pelo meio ambiente e a valorização dos direitos e deveres, pois ele busca justamente desenvolver a cooperação e cidadania. Caberá a nós educadores desenvolver o Programa na escola em prol desses objetivos e adequá-lo à nossas prioridades.

Nenhum comentário: